segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Around Istanbul #2 Centro Histórico


Quando procuramos por guias sobre Istambul fica a sensação que será muito difícil de visitar tudo num fim de semana, existem muitas mesmo muitas atrações turísticas que ninguém pode perder. Pois bem, desenganem-se: as principais atrações turísticas são todas muito próximas umas das outras o que permite visitar tudo em um ou dois dias. E era exatamente isto que eu precisava.





Mesquita Nova


A Mesquita Nova ou Mesquita Yeni é uma mesquita otomana situada no bairro de Eminönü, distrito de Fatih, em frente à Ponte de Gálata.

Tal como as outras mesquitas imperiais de Istambul, a Mesquita Yeni está integrada numa külliye, isto é, um complexo religioso, social e cultural, que além da mesquita incluía um hospital, uma escola primária, hamans (balneários públicos), uma türbe (mausoléu), duas fontes públicas e um mercado.


O grande mercado em forma de L sobreviveu até hoje como o Bazar das Especiarias e é uma das atrações turísticas de Istambul.



Mercado das Especiarías


O Bazar das Especiarias é o segundo maior bazar da cidade, ultrapassado apenas pelo Grande Bazar.
Aqui o principal negócio são as especiarias mas encontra-se um pouco de tudo. Os comerciantes que não vendem especiarias, têm tendência para ter as coisas mais baratas do que se encontra noutros locais.

Mesquita Azul


A Mesquita Azul ou Sultanahmet Camii é uma mesquita otomana, a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes.  Situada no bairro de Eminönü, no distrito de Fatih em frente da Basílica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado. O nome de Mesquita Azul deve-se às pinturas interiores e vitrais presentes no interior da mesquita.

AyaSofya



A Basílica de Santa Sofia ou AyaSofya é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla. Durante quase 500 anos, a principal mesquita de Istambul, Santa Sofia serviu como modelo para diversas mesquitas otomanas, principalmente a chamada Mesquita Azul, que fica em frente a Santa Sofia, a Mesquita Şehzade, a Mesquita Süleymaniye, a Mesquita de Rüstem Pasha e a Mesquita de Kılıç Ali Paşa.


Cisterna da Basílica


A Cisterna de Basílica é a maior das dezenas ou centenas de cisternas construídas em Istambul durante a época bizantina e situa-se perto da Basílica de Santa Sofia. A cisterna foi construída para evitar a vulnerabilidade que significava para a cidade que durante um assédio fosse destruído o Aqueduto de Valente.

Cenário para o 007: From Russia with Love e para a telenovela brasileira São Jorge, a cisterna da basílica é uma visita que tem de fazer. A entrada é paga mas a paz que aqui encontra vale a pena.

Sultanahmet


A praça principal de Sultanahmet costuma ser uma área bastante movimentada, com turistas que circulam entre AyaSofia e a Mesquita Azul e com muitos vendedores ambulantes. No entanto, devido ao aumento significativo da segurança nas áreas turísticas da cidade, eram muita a polícia destacada neste local.

Grande Bazar


O Grande Bazar é provavelmente o maior e mais antigo mercado coberto do mundo, com mais de 60 ruas cobertas e milhares de lojas. Situado na zona mais alta da cidade é muito conhecido principalmente pela joalharia, cerâmica, especiarias e tapetes. A maior parte das lojas está agrupada por tipos de mercadorias, havendo áreas especiais para produtos de pele, joalharia de ouro, etc.

Aqui é quase obrigatório regatear os preços mas atenção que algumas das lojas já têm a indicação de "Preço Fixo", e nestas, não vale a pena negociar. A maioria das lojas aceita pagamentos em euros com um câmbio justo.


Aqui encontra também várias agências de câmbio com taxas de conversão mais atrativas do que as que se encontra fora do bazar.



Mesquita de Nurosmaniye



A Mesquita de Nurosmaniye é uma mesquita otomana, situada bem em frente ao Grande Bazar, caracteriza-se pelo estilo barroco e pela peculariedade de não ter a fonte de abluções.

Gülhane Park


O Parque Gülhane é um parque urbano histórico adjacente ao Palácio de Topkapı, o portão sul do parque, o qual dá também acesso aos Museus Arqueológicos de Istambul, é uma das entradas mais largas do recinto do palácio. É o mais antigo e um dos maiores parques urbanos de Istambul.

Em dia de neve é um passeio lindíssimo.



Palácio Topkapi 


O Palácio de Topkapı partilha a entrada com o Parque Gülhane. O Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos de ouro, prata, cerâmica, miniaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.

Sem comentários:

Enviar um comentário